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Faculdade de Engenharia de Bauru
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Pós-graduação > Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental

Editais

Ano:
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Processo Seletivo – 2º semestre de 2018

       
  INSCRIÇÕES:

Inscrição de candidatos em processos seletivos para alunos regulares

https://sistemas.unesp.br/posgraduacao/publico/inscricao.principal.action?unidade=1&tipo=REGULAR

Inscrição de candidatos em processos seletivos para alunos especiais e vinculados externos
https://sistemas.unesp.br/posgraduacao/publico/inscricao.principal.action?unidade=1&tipo=ESPECIAL

Acompanhamento da inscrição por parte dos candidatos
https://sistemas.unesp.br/posgraduacao/publico/inscricao.login.action
 
  ATENÇÃO:
As informações sobre os locais de realização da prova serão publicadas na área de resultados
 

EDITAL 003/2018
Edital do Processo Seletivo

 
 

HORÁRIO DAS DISCIPLINAS
Obs: Teremos a colaboração de docentes do Campus da UNESP de São José dos Campos

 
       

Comunicamos aos interessados que estarão abertas, no período de 27/04 a 25/05/2018, as inscrições para o Exame de Seleção do Programa de Pós–graduação em Engenharia Civil e Ambiental, para alunos REGULARES e ESPECIAIS, nos cursos de Mestrado e Doutorado, inter–unidades com as Faculdades de Engenharia de Bauru, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba e IGCE de Rio Claro, para o preenchimento de até:

– 17 vagas para alunos regulares de Mestrado, sendo 09 para a área de Geotecnia e 08 para a área de Saneamento;
– 06 vagas para alunos regulares de Doutorado, sendo 02 para a área de Geotecnia e 04 para a área de Saneamento.

Informamos que a princípio, não há perspectivas de oferta de bolsas aos alunos ingressantes.

O aluno regular é aquele que terá o vínculo com o Curso de Mestrado ou Doutorado, cursará um conjunto de disciplinas, fará o exame de proficiência, o exame de qualificação e a defesa de dissertação ou tese para obter o título de Mestre ou Doutor, respectivamente.

O aluno especial é aquele que terá o vínculo apenas com a(s) disciplina(s) atribuídas pelo Conselho.

1. MODALIDADES

1.1 As modalidades de aluno regular (graduação concluída) e de aluno especial (graduação concluída) se destinam aos candidatos que já concluíram o curso de graduação no momento da inscrição. Excepcionalmente, poderão se inscrever nesta modalidade alunos que concluirão a graduação até 06/08/2018 (início das aulas da Pós–graduação). Para isso, deverão apresentar na inscrição, uma declaração ou equivalente, que comprove a conclusão da graduação até a data mencionada.

1.2 A modalidade de aluno regular (graduação em andamento) se destina aos candidatos que estão cursando o curso de graduação da UNESP dos Campus de Bauru, Guaratinguetá, Sorocaba ou Rio Claro, que continuarão cursando após 06/08/2018 que atendam aos seguintes requisitos:
1 – Ser ou ter sido bolsista de iniciação científica;
2 – Possuir média igual ou superior a 7,0 (sete) no histórico escolar;
3 – Ser autor ou co–autor de pelo menos uma publicação científica;
4 – Ter cursado no mínimo 70% dos créditos para conclusão do curso, no ato da inscrição;
5 – Apresentar um comprovante de conclusão do curso de graduação, antes do exame de qualificação do Mestrado.

1.3 A modalidade de aluno regular (graduação concluída) de Doutorado Direto se destina aos candidatos que já concluíram o curso de graduação e excepcionalmente, mediante comprovação de desempenho acadêmico irrepreensível, poderão ser aceitos alunos para o Doutorado Direto. Tais candidatos, submeter–se–ão a todas as etapas do Processo Seletivo, devendo, adicionalmente, comprovar excepcional perfil acadêmico, contemplando, no mínimo:
1 – Graduação com tempo normal de conclusão, recém concluída;
2 – Ter realizado iniciação científica reconhecida por agência de fomento durante a graduação (FAPESP ou CNPq) por pelo menos dois anos;
3 – Possuir média na graduação de, no mínimo, 7,5 (sete pontos e meio);
4 – Ser autor de, no mínimo, 1 (um) artigo completo Qualis–CAPES Engenharias I A2 ou superior;
5 – Apresentar projeto de pesquisa que atenda aos requisitos de originalidade e ineditismo exigidos para Tese de Doutorado, possuindo no mínimo 50 referências, sendo 50% delas de artigos internacionais, com avaliação de 2 avaliadores (1 interno e outro externo);
6 – Ter, preferencialmente, realizado intercâmbio internacional em universidade de elevado prestigio acadêmico durante a graduação, com apresentação de histórico escolar;
7 – Ter, preferencialmente, cursado disciplinas em Programa de Pós–Graduação durante a graduação, como aluno regular ou especial, tendo obtido excelente desempenho acadêmico;
8 – Ter, preferencialmente, disponibilidade para dedicação integral às atividades do PPGECA;
9 – Carta circunstanciada justificando o por que deveria ser aceito na modalidade Doutorado Direto no PPGECA.

1.4 A modalidade de aluno regular de Doutorado (Mestrado em andamento) se destina aos candidatos que estão cursando o Mestrado no Programa de Pós–graduação de Engenharia Civil e Ambiental inter–unidades com as Faculdades de Engenharia de Bauru, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba e IGCE de Rio Claro. Para ingresso, os candidatos nessa modalidade devem protocolar a defesa de Dissertação na Seção Técnica de Pós–graduação até a data da matrícula, conforme calendário do item 4.

1.5 A modalidade de aluno especial (graduação em andamento) se destina aos candidatos que estão matriculados em curso de graduação e que sejam encaminhados por docentes credenciados no Programa de Pós–graduação em Engenharia Civil e Ambiental inter–unidades com as Faculdades de Engenharia de Bauru, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba e IGCE de Rio Claro.

2. INSCRIÇÕES

As inscrições serão realizadas por meio de preenchimento de formulário on–line através do link acima e a documentação deverá ser enviada por SEDEX ou entregue na Seção Técnica de Pós–graduação da Faculdade de Engenharia de Bauru.
O candidato deverá apresentar a documentação conforme a modalidade em que irá concorrer (conforme item 1).

A inscrição com documentação postada fora de prazo ou incompleta será indeferida pela Comissão do Processo de Seleção.

2.1 Entrega da documentação por SEDEX
Os candidatos que optarem pelo envio da documentação por SEDEX deverão encaminhar uma cópia AUTENTICADA dos documentos exigidos, de acordo com a modalidade escolhida. A data para postagem será impreterivelmente até o dia 25/05/2018, valendo a data do carimbo da postagem dos Correios.

2.2 Entrega da documentação na Seção Técnica de Pós–graduação
Para inscrição feita através de entrega na Seção Técnica de Pós–graduação, o candidato deverá apresentar as cópias (simples) acompanhadas dos originais de cada documento, conforme a modalidade em que irá concorrer.
A documentação deve ser entregue no período de inscrição e no horário de atendimento das 9h às 12h e das 14h às 17h de 2ª a 6ª feiras exceto feriados (verificar no site do programa, item Calendário, as datas com expediente suspenso devido aos feriados).

2.3 Pagamento da taxa de inscrição (somente para candidatos a aluno regular)
A taxa de inscrição no valor de R$ 68,00 (sessenta e oito reais), conforme o estabelecido na Resolução UNESP nº 03, de 13 de janeiro de 2012 deve ser recolhida por meio de depósito ou transferência bancária:

Banco: 001 (Banco do Brasil)
Agência: 6919–1
Conta Corrente: 30086–1
Razão Social: Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – Campus de Bauru – Faculdade de Engenharia
CNPJ: 48.031.918/0030–69

Os candidatos que não conseguirem realizar o pagamento da inscrição, devem entrar em contato com a Seção Técnica de Finanças da UNESP/FEB através do e–mail sfi@feb.unesp.br ou pelo telefone (14) 3103–6127.
Não haverá devolução da importância paga pela taxa de inscrição.
Candidatos a aluno especial (graduação concluída e graduação em andamento), não necessitam recolher a taxa de inscrição.

2.4 Inscrição para aluno regular e aluno especial
Os candidatos que se inscreverem para este processo de seleção de alunos regulares também poderão optar por concorrer a vagas como aluno especial visando especificamente cursar apenas disciplinas. Nesse caso, é necessário realizar as inscrições on–line para aluno regular e também para aluno especial.
Não há necessidade de entregar duas cópias da documentação comum entre as duas categorias.

3. DOCUMENTAÇÃO

3.1 Documentos exigidos – Candidatos a Aluno Regular e/ou Aluno Especial – Mestrado e Doutorado (graduação concluída)
Devem realizar inscrição on–line e, encaminhar via SEDEX uma cópia autenticada de cada documento abaixo (conforme indicação) ou apresentar na Seção Técnica de Pós–graduação as cópias simples acompanhadas dos originais:
– Formulário de demonstração de interesse em disciplina (somente para candidatos a aluno especial), conforme modelo: (clique aqui para acessar). O formulário deve conter as mesmas disciplinas selecionadas no preenchimento da inscrição on–line em ordem de prioridade;
– Formulário de opção de local de prova, conforme modelo: (clique aqui para acessar);
– 01 foto 3x4 recente;
– 01 cópia (frente e verso) da cédula de identidade (RG). O RG não pode ser substituído por outro documento visto que nele constam informações essenciais para o cadastro do candidato – AUTENTICAÇÃO;
– 01 cópia (frente e verso) do cadastro de pessoas físicas (CPF). O CPF pode ser substituído pela Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou pelo RG que já contenha a numeração do CPF – AUTENTICAÇÃO;
– 01 cópia (frente e verso) do diploma de graduação. O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu (candidatos ao Mestrado e Doutorado). No caso de candidatos que concluirão a graduação em 2018 antes do início das aulas da pós–graduação, entregar declaração com previsão da conclusão do curso de graduação na data mencionada, conforme item 1.1– AUTENTICAÇÃO;
– 01 cópia (frente e verso) do diploma de pós–graduação. O diploma de pós–graduação poderá ser provisoriamente substituído por ata de defesa de dissertação ou comprovante de homologação de título (candidatos ao Doutorado) – AUTENTICAÇÃO;
– 01 cópia do histórico escolar de graduação expedido por instituição de ensino pública ou privada, assinado ou contendo autenticação digital (candidatos ao Mestrado e Doutorado) – AUTENTICAÇÃO;
– 01 cópia do histórico escolar de pós–graduação expedido por instituição de ensino pública ou privada, assinado ou contendo autenticação digital (candidatos ao Doutorado) – AUTENTICAÇÃO;
– 01 cópia do currículo Lattes atualizado (máximo 60 dias da data da entrega), acompanhada das cópias dos comprovantes das atividades realizadas (não é necessário apresentar os documentos originais, nem autenticar as cópias). As cópias dos comprovantes das atividades devem estar organizadas de acordo com a ordem disposta no currículo impresso. Para cadastrar o currículo na Plataforma Lattes o candidato deve acessar o link: http://lattes.cnpq.br/, cadastrar e publicar o currículo antes de gerar a impressão.

Para candidatos que irão concorrer como aluno regular, também entregar:
– 01 Proposta de Projeto de Pesquisa, de no máximo 20 páginas, que poderá ser composta pelos seguintes itens: título, resumo, introdução, objetivos, justificativa, breve revisão da literatura e metodologia e cronograma de execução. O candidato deverá identificar no Projeto a linha de pesquisa e para qual área de concentração está se candidatando;
– 01 cópia (frente e verso) do comprovante de pagamento de taxa de inscrição, conforme item 2.3.

Observação: os documentos não devem ser encadernados

3.2 Documentos exigidos – Candidatos a Aluno Regular – Mestrado (graduação em andamento)
Devem realizar inscrição on–line e, encaminhar via SEDEX uma cópia autenticada de cada documento abaixo (conforme indicação) ou apresentar na Seção Técnica de Pós–graduação as cópias simples acompanhadas dos originais:
– Formulário de opção de local de prova, conforme modelo: (clique aqui para acessar);
– 01 foto 3x4 recente;
– 01 cópia (frente e verso) da cédula de identidade (RG). O RG não pode ser substituído por outro documento visto que nele constam informações essenciais para o cadastro do candidato– AUTENTICAÇÃO;
– 01 cópia (frente e verso) do cadastro de pessoas físicas (CPF). O CPF pode ser substituído pela Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou pelo RG que já contenha a numeração do CPF– AUTENTICAÇÃO;
– 01 cópia do atestado de matrícula expedido por instituição de ensino pública ou privada, assinado ou contendo autenticação digital – AUTENTICAÇÃO;
– 01 cópia do histórico escolar de graduação expedido por instituição de ensino pública ou privada, assinado ou contendo autenticação digital – AUTENTICAÇÃO;
– 01 cópia do currículo Lattes atualizado (máximo 60 dias da data da entrega), acompanhada das cópias dos comprovantes das atividades realizadas (não é necessário apresentar os documentos originais, nem autenticar as cópias). As cópias dos comprovantes das atividades devem estar organizadas de acordo com a ordem disposta no currículo impresso. Para cadastrar o currículo na Plataforma Lattes o candidato deve acessar o link: http://lattes.cnpq.br/, cadastrar e publicar o currículo antes de gerar a impressão;
– 01 Proposta de Projeto de Pesquisa, de no máximo 20 páginas, que poderá ser composta pelos seguintes itens: título, resumo, introdução, objetivos, justificativa, breve revisão da literatura e metodologia e cronograma de execução. O candidato deverá identificar no Projeto a linha de pesquisa e para qual área de concentração está se candidatando;
– 01 cópia (frente e verso) do comprovante de pagamento de taxa de inscrição, conforme item 2.3.

Observação: os documentos não devem ser encadernados

3.3 Documentos exigidos – Candidatos a Doutorado Direto
Devem realizar inscrição on–line e, encaminhar via SEDEX uma cópia autenticada de cada documento abaixo (conforme indicação) ou apresentar na Seção Técnica de Pós–graduação as cópias simples acompanhadas dos originais:
– Formulário de opção de local de prova, conforme modelo: (clique aqui para acessar);
– 01 foto 3x4 recente;
– 01 cópia (frente e verso) da cédula de identidade (RG). O RG não pode ser substituído por outro documento visto que nele constam informações essenciais para o cadastro do candidato – AUTENTICAÇÃO;
– 01 cópia (frente e verso) do cadastro de pessoas físicas (CPF). O CPF pode ser substituído pela Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou pelo RG que já contenha a numeração do CPF – AUTENTICAÇÃO;
– 01 cópia (frente e verso) do diploma de graduação. O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu – AUTENTICAÇÃO;
– 01 cópia do histórico escolar de graduação expedido por instituição de ensino pública ou privada, assinado ou contendo autenticação – AUTENTICAÇÃO;
– 01 cópia do currículo Lattes atualizado (máximo 60 dias da data da entrega), acompanhada das cópias dos comprovantes das atividades realizadas (não é necessário apresentar os documentos originais, nem autenticar as cópias). As cópias dos comprovantes das atividades devem estar organizadas de acordo com a ordem disposta no currículo impresso. Para cadastrar o currículo na Plataforma Lattes o candidato deve acessar o link: http://lattes.cnpq.br/, cadastrar e publicar o currículo antes de gerar a impressão;
– Comprovantes referentes ao relacionado no item 1.3;
– 01 Proposta de Projeto de Pesquisa, de no máximo 20 páginas, que poderá ser composta pelos seguintes itens: título, resumo, introdução, objetivos, justificativa, breve revisão da literatura e metodologia e cronograma de execução. O candidato deverá identificar no Projeto a linha de pesquisa e para qual área de concentração está se candidatando;
– 01 cópia (frente e verso) do comprovante de pagamento de taxa de inscrição, conforme item 2.3.

Observação: os documentos não devem ser encadernados

3.4 Documentos exigidos – Candidatos a Doutorado (Mestrado em andamento)
Devem realizar inscrição on–line e, encaminhar via SEDEX uma cópia autenticada de cada documento abaixo (conforme indicação) ou apresentar na Seção Técnica de Pós–graduação as cópias simples acompanhadas dos originais:
– Formulário de opção de local de prova, conforme modelo: (clique aqui para acessar);
– 01 foto 3x4 recente;
– 01 cópia (frente e verso) da cédula de identidade (RG). O RG não pode ser substituído por outro documento visto que nele constam informações essenciais para o cadastro do candidato – AUTENTICAÇÃO;
– 01 cópia (frente e verso) do cadastro de pessoas físicas (CPF). O CPF pode ser substituído pela Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou pelo RG que já contenha a numeração do CPF – AUTENTICAÇÃO;
– 01 cópia (frente e verso) do diploma de graduação. O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu – AUTENTICAÇÃO;
– 01 cópia do histórico escolar de graduação expedido por instituição de ensino pública ou privada, assinado ou contendo autenticação digital – AUTENTICAÇÃO;
– 01 cópia do histórico escolar de pós–graduação expedido por instituição de ensino pública ou privada, assinado ou contendo autenticação digital – AUTENTICAÇÃO;
– 01 cópia do currículo Lattes atualizado (máximo 60 dias da data da entrega), acompanhada das cópias dos comprovantes das atividades realizadas (não é necessário apresentar os documentos originais, nem autenticar as cópias). As cópias dos comprovantes das atividades devem estar organizadas de acordo com a ordem disposta no currículo impresso. Para cadastrar o currículo na Plataforma Lattes o candidato deve acessar o link: http://lattes.cnpq.br/, cadastrar e publicar o currículo antes de gerar a impressão;
– 01 Proposta de Projeto de Pesquisa, de no máximo 20 páginas, que poderá ser composta pelos seguintes itens: título, resumo, introdução, objetivos, justificativa, breve revisão da literatura e metodologia e cronograma de execução. O candidato deverá identificar no Projeto a linha de pesquisa e para qual área de concentração está se candidatando;
– 01 cópia (frente e verso) do comprovante de pagamento de taxa de inscrição, conforme item 2.3.
Observação: os documentos não devem ser encadernados

3.5 Documentos exigidos – Candidatos a Aluno Especial – Mestrado (graduação em andamento)
Devem realizar inscrição on–line e, encaminhar via SEDEX uma cópia autenticada de cada documento abaixo (conforme indicação) ou apresentar na Seção Técnica de Pós–graduação as cópias simples acompanhadas dos originais:
– Formulário de demonstração de interesse em disciplina: conforme modelo: (clique aqui para acessar). O formulário deve conter as mesmas disciplinas selecionadas no preenchimento da inscrição on–line em ordem de prioridade;
– 01 foto 3x4 recente;
– 01 carta de apresentação de docente credenciado no Programa, conforme modelo: COM Iniciação Cientifica ou SEM Iniciação Cientifica;
– 01 cópia (frente e verso) da cédula de identidade (RG). O RG não pode ser substituído por outro documento visto que nele constam informações essenciais para o cadastro do candidato – AUTENTICAÇÃO;
– 01 cópia (frente e verso) do cadastro de pessoas físicas (CPF). O CPF pode ser substituído pela Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou pelo RG que já contenha a numeração do CPF – AUTENTICAÇÃO;
– 01 cópia do atestado de matrícula expedido por instituição de ensino pública ou privada, assinado ou contendo autenticação digital – AUTENTICAÇÃO;
– 01 cópia do histórico escolar de graduação "sujo" expedido por instituição de ensino pública ou privada, assinado ou contendo autenticação digital – AUTENTICAÇÃO;
– 01 cópia do documento que comprove a realização de atividade de iniciação científica (caso possua);
– 01 cópia do currículo Lattes atualizado (máximo 60 dias da data da entrega), acompanhada das cópias dos comprovantes das atividades realizadas (não é necessário apresentar os documentos originais, nem autenticar as cópias). As cópias dos comprovantes das atividades devem estar organizadas de acordo com a ordem disposta no currículo impresso. Para cadastrar o currículo na Plataforma Lattes o candidato deve acessar o link: http://lattes.cnpq.br/, cadastrar e publicar o currículo antes de gerar a impressão.

Observação: os documentos não devem ser encadernados

4. RELAÇÃO DE DOCENTES COM VAGAS NESTE PROCESSO SELETIVO

Todos os docentes permanentes do Programa poderão receber alunos de mestrado nesse Processo Seletivo.
Os docentes que oferecem vagas para orientação de doutorado nesse processo seletivo são:

– Geotecnia:
Paulo César Lodi

– Saneamento:
Gustavo Garcia Manzato
Gustavo Henrique Ribeiro da Silva
João Andrade de Carvalho Junior
Rodrigo Moruzzi
Sandro Doninni Mancini

Na inscrição o candidato deverá optar por apenas uma área de Concentração e uma única linha de pesquisa.

5. CALENDáRIO DO PROCESSO SELETIVO

       
  Período de inscrição 27/04 a 25/05/2018  
  Prova 08/06/2018 – 14:00 h  
  Resultado da prova/Divulgação do gabarito: 13/06/2018  
  Prazo para recurso até 15/06/2018  
  Resultado de recursos 20/06/2018  
  Divulgação dos classificados para as fases seguintes: 20/06/2018  
  Análise curricular 21 e 22/06/2018  
  Entrevista técnica (arguição do projeto de pesquisa): 04 e 05/07/2018  
  Publicação do resultado do Processo Seletivo 09/07/2018  
  Prazo para recurso até 11/07/2018  
  Resultado de recursos 16/07/2018  
  Resultado final  16/07/2018  
  Matrícula online  17 a 22/07/2018  
       

6. PROCESSO SELETIVO
O Processo Seletivo constará de:
1. Prova de conhecimentos específicos (de acordo com a área de concentração) e conhecimentos na língua inglesa tanto para candidatos a alunos regulares (Mestrado e Doutorado) como candidatos a alunos especiais.
2. Análise de currículo;
3. Projeto de pesquisa; e
4. Entrevista técnica (arguição do projeto de pesquisa).

6.1. PROVAS
Para os candidatos ao Curso de Mestrado (aluno regular), a prova de conhecimentos específicos (de acordo com a área de concentração) e de conhecimentos na língua inglesa será constituída de questões de múltipla alternativas e/ou discursivas e será atribuída nota numa escala de zero a dez. O candidato que obtiver nota inferior a 5,0 (cinco) na prova de conhecimentos específicos ou nota inferior a 5,0 (cinco) na prova de conhecimentos na língua inglesa estará desclassificado. Os demais candidatos à vaga de aluno regular serão classificados para a fase seguinte (entrevista técnica). A nota final de prova será igual a média simples entre as notas das provas de conhecimentos específicos e de conhecimentos na língua inglesa.
Para os candidatos ao Curso de Doutorado (aluno regular), a prova de conhecimentos específicos (de acordo com a área de concentração) e de conhecimentos na língua inglesa será constituída de questões de múltipla alternativas e/ou discursivas e será atribuída nota numa escala de zero a dez. O candidato que obtiver nota inferior a 6,0 (seis) na prova de conhecimentos específicos ou nota inferior a 6,0 (seis) na prova de conhecimentos na língua inglesa estará desclassificado. Os demais candidatos à vaga de aluno regular serão classificados para a fase seguinte (entrevista técnica). A nota final de prova será igual a média simples entre as notas das provas de conhecimentos específicos e de conhecimentos na língua inglesa.
As provas serão realizadas nas quatro unidades: Bauru, Guaratinguetá, Sorocaba e Rio Claro. Fará prova o candidato com inscrição deferida, o que poderá ser consultado através do acompanhamento da inscrição no sistema (link disponibilizado no site do Programa, juntamente com o Edital).
Os alunos com graduação em andamento estão dispensados das provas de conhecimentos específicos e conhecimentos na língua inglesa, e da entrevista técnica.

6.2. ANÁLISE CURRICULAR
A análise do currículo constará da avaliação da formação acadêmica, experiência profissional e em pesquisa na área do programa de pós–graduação. A nota será expressa numa escala de zero a dez, representada pela somatória dos valores atribuídos nos itens avaliados.

6.3. ENTREVISTA
Durante a entrevista técnica o candidato será questionado sobre seu conhecimento prévio sobre a linha de pesquisa de seu interesse e quanto sua disponibilidade para realização do curso no prazo do estabelecido pelo Programa. Os candidatos que concorrem somente para a vaga de aluno especial não participam da etapa de entrevistas.

7. CLASSIFICAÇÃO

7.1 ALUNO REGULAR
Para o cálculo da média final serão consideradas as quatro notas (todas com pesos iguais), quais sejam:
1. da nota final de prova;
2. da análise de currículo;
3. do projeto de pesquisa; e
4. da entrevista técnica (arguição do projeto de pesquisa).

Para o Curso de Mestrado, serão desclassificados aqueles candidatos a vagas de alunos regulares que obtiverem média final menor que 6,0 (seis).
Para o Curso de Doutorado, serão desclassificados aqueles candidatos a vagas de alunos regulares que obtiverem média final menor que 7,0 (sete).

7.2 ALUNO ESPECIAL

7.2.1 Aluno Especial com graduação concluída
Os candidatos à vaga de aluno especial com graduação concluída terão a sua classificação baseada na média das notas das provas de conhecimento específicos (de acordo com a área de concentração) e língua inglesa. O candidato à vaga de aluno especial de Mestrado que obtiver nota inferior a 5,0 (cinco) na prova de conhecimentos específicos ou nota inferior a 5,0 (cinco) na prova de conhecimentos na língua inglesa estará desclassificado. O candidato à vaga de aluno especial de Doutorado que obtiver nota inferior a 6,0 (seis) na prova de conhecimentos específicos ou nota inferior a 6,0 (seis) na prova de conhecimentos na língua inglesa estará desclassificado.
Os alunos especiais classificados no processo seletivo do 1º semestre de 2018 não precisarão participar novamente do processo seletivo como aluno especial, uma vez que já estão classificados como alunos especiais no 2º semestre de 2018. Estes alunos somente deverão prestar o processo seletivo caso tenham interesse em ingressar na condição como aluno regular no 2º semestre de 2018.
Os alunos especiais classificados no processo seletivo do 1º semestre de 2018 que tem interesse em cursar disciplinas no 2º semestre de 2018 deverão realizar inscrição online e encaminhar o formulário de interesse em disciplina à Seção Técnica de Pós–graduação.

7.2.2 Aluno Especial com graduação em andamento
Os candidatos à vaga de aluno especial com graduação em andamento terão a sua classificação baseada no coeficiente de rendimento (CR) obtido através do histórico escolar. Para o desempate será considerado o número de reprovas em disciplinas.

8. PREENCHIMENTO DAS VAGAS
O preenchimento das vagas será feito por ordem de classificação. A aceitação final do candidato dependerá da manifestação favorável de um dos orientadores que oferece vaga na área de concentração em que o candidato se inscreveu e do número de vagas constante neste edital.
As vagas disponíveis para alunos especiais dependem das vagas remanescentes nas disciplinas, após a matrícula de todos os alunos regulares do curso.

9. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O conteúdo programático das provas de conhecimentos específicos (distintos por área de concentração) é composto por todos os assuntos relacionados à temática de Geotecnia e de Saneamento abordadas nos cursos de graduação em Engenharia Civil e em Engenharia Ambiental, bem como conceitos de disciplinas básicas abordados nesses mesmo cursos (Matemática, Química, Física e Biologia) e que dão suporte ao correto entendimento desses assuntos.

10. BIBLIOGRAFIA
A bibliografia recomendada para a prova de conhecimentos específicos para cada área de concentração é apresentada abaixo:

10.1. GEOTECNIA:
– DAS, B.M (2011). Fundamentos de Engenharia Geotécnica, 7ª. Edição, Editora: Cengage Learning, 610 p. ISBN–978–85–221–1112–1.
– PINTO, C. S. (2006). Curso Básico de Mecânica dos Solos, 3ª. Edição, Editora: OFICINA DE TEXTOS, 367 p. ISBN: 978–85–86238–51–2.
– ZUQUETTE, L. (2015). Geotecnia ambiental, 1a. Edição, Editora: Elsevier, 432 p., ISBN–10: 85–352–8058–8.

10.2. SANEAMENTO:
– CALIJURI, M. C.; CUNHA, D. G. F (2012). Engenharia Ambiental: Conceitos, Tecnologia e Gestão. 1ed. Rio de Janeiro: Elsevier
– CRITTENDEN, J.C; HAND, D.W.; TRUSSELL, R.R (2005). MWH's Water Treatment: Principles and Design. John Wiley & Sons.
– METCALF, L.; EDDY, H. P. Tratamento de efluentes e recuperação de recursos. 5. ed. Porto Alegre: McGraw Hill, 2015. 2008 p.

11. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
A divulgação será feita no site do Programa de Pós–graduação em Engenharia Civil e Ambiental, de acordo com calendário do processo seletivo, informado no item 5.
O candidato deverá acessar o site http://www4.feb.unesp.br/posgrad_civil/index.php, selecionando os itens Portal do Candidato e Resultados.
Os resultados serão sempre divulgados até o final da tarde.

12. RECURSOS
O candidato poderá solicitar revisão dos pontos/conceitos atribuídos às provas, nos dias estabelecidos no calendário do processo seletivo, em requerimento dirigido ao Coordenador do Programa de Pós–graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Faculdade de Engenharia de Bauru protocolado na Seção Técnica de Comunicações/Posto de Atendimento da FEB. O horário de atendimento á de segunda a sexta–feira, das 08h30min às 11h30min e das 14h às 17h.
O candidato que estiver impedido de realizar o protocolo na cidade de Bauru, poderá enviar o requerimento assinado através do e–mail spg@feb.unesp.br, justificando a indisponibilidade no comparecimento presencial.

13. MATRICULA
No período especificado no calendário do item 5, o candidato aprovado no processo seletivo como aluno regular deverá realizar matrícula online, conforme instruções encontradas no site do Programa, Portal do Aluno.

14. ENDEREÇO PARA POSTAGEM DE DOCUMENTAÇÃO OU PARA DEMAIS INFORMAÇÕES
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
Faculdade de Engenharia de Bauru
Seção Técnica de Pós–graduação
Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14–01 – Vargem Limpa
CEP: 17033–360 – Bauru\SP
Telefone: (14) 3103–6108
e–mail:  spg@feb.unesp.br
site: http://www4.feb.unesp.br/posgrad_civil/index.php