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Faculdade de Engenharia de Bauru
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Pós-graduação > Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental

Editais

Ano:
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Processo Seletivo – 1º semestre de 2018

       
  INSCRIÇÕES:

Inscrição de candidatos em processos seletivos para alunos regulares

https://sistemas.unesp.br/posgraduacao/publico/inscricao.principal.action?unidade=1&tipo=REGULAR

Inscrição de candidatos em processos seletivos para alunos especiais e vinculados externos
https://sistemas.unesp.br/posgraduacao/publico/inscricao.principal.action?unidade=1&tipo=ESPECIAL

Acompanhamento da inscrição por parte dos candidatos
https://sistemas.unesp.br/posgraduacao/publico/inscricao.login.action
 
  ATENÇÃO:
As informações sobre os locais de realização da prova serão publicadas na área de resultados, clique aqui.
 

EDITAL 001/2017
Edital do Processo Seletivo

 
 

RETIFICAÇÃO EDITAL 001/2017

 
  HORÁRIO DAS DISCIPLINAS
 
       

Comunicamos aos interessados que estarão abertas, no período de 31/10 a 17/11/2017, as inscrições para o Exame de Seleção do Programa de Pós–graduação em Engenharia Civil e Ambiental, para alunos REGULARES e ESPECIAIS, nos cursos de Mestrado e Doutorado, inter–unidades com as Faculdades de Engenharia de Bauru, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba e IGCE de Rio Claro, para o preenchimento de até:
– 22 vagas para alunos regulares de Mestrado, sendo 13 para a área de Geotecnia e 09 para a área de Saneamento;
– 09 vagas para alunos regulares de Doutorado, sendo 05 para a área de Geotecnia e 04 para a área de Saneamento.

Informamos que a princípio, não há perspectivas de oferta de bolsas aos alunos ingressantes.

O aluno regular é aquele que terá o vínculo com o Curso de Mestrado ou Doutorado, cursará um conjunto de disciplinas, fará o exame de proficiência, o exame de qualificação e a defesa de dissertação ou tese para obter o título de Mestre ou Doutor, respectivamente.

O aluno especial é aquele que terá o vínculo apenas com a(s) disciplina(s) atribuídas pelo Conselho.

1. MODALIDADES

1.1 As modalidades de aluno regular (graduação concluída) e de aluno especial (graduação concluída) se destinam aos candidatos que já concluíram o curso de graduação. Excepcionalmente, poderão se inscrever nesta modalidade alunos que concluirão a graduação até a primeira segunda–feira do mês de março de 2018 (início das aulas da Pós–graduação). Para isso, deverão apresentar na inscrição, uma declaração ou equivalente, que comprove a conclusão da graduação até a data mencionada.

1.2 A modalidade de aluno regular (graduação em andamento) se destina aos candidatos que estão cursando o curso de graduação da UNESP dos Campus de Bauru, Guaratinguetá, Sorocaba ou Rio Claro que atendam aos seguintes requisitos:
1 – Ser ou ter sido bolsista de iniciação científica;
2 – Possuir média igual ou superior a 7,0 (sete) no histórico escolar;
3 – Ser autor ou co–autor de pelo menos uma publicação científica;
4 – Ter cursado no mínimo 70% dos créditos para conclusão do curso, no ato da inscrição;
5 – Apresentar um comprovante de conclusão do curso de graduação, antes do exame de qualificação do Mestrado.

1.3 A modalidade de aluno regular (graduação concluída) de Doutorado Direto se destina aos candidatos que já concluíram o curso de graduação e excepcionalmente, mediante comprovação de desempenho acadêmico irrepreensível, poderão ser aceitos alunos para o Doutorado Direto. Tais candidatos, submeter–se–ão a todas as etapas do Processo Seletivo, devendo, adicionalmente, comprovar excepcional perfil acadêmico, contemplando, no mínimo:
1 – Graduação com tempo normal de conclusão, recém concluída;
2 – Ter realizado iniciação científica reconhecida por agência de fomento durante a graduação (FAPESP ou CNPq) por pelo menos dois anos;
3 – Possuir média na graduação de, no mínimo, 7,5 (sete pontos e meio);
4 – Ser autor de, no mínimo, 1 (um) artigo completo Qualis–CAPES Engenharias I A2 ou superior;
5 – Apresentar projeto de pesquisa que atenda aos requisitos de originalidade e ineditismo exigidos para Tese de Doutorado, possuindo no mínimo 50 referências, sendo 50% delas de artigos internacionais, com avaliação de 2 avaliadores (1 interno e outro externo);
6 – Ter, preferencialmente, realizado intercâmbio internacional em universidade de elevado prestigio acadêmico durante a graduação, com apresentação de histórico escolar;
7 – Ter, preferencialmente, cursado disciplinas em Programa de Pós–Graduação durante a graduação, como aluno regular ou especial, tendo obtido excelente desempenho acadêmico;
8 – Ter, preferencialmente, disponibilidade para dedicação integral às atividades do PPGECA;
9 – Carta circunstanciada justificando o por que deveria ser aceito na modalidade Doutorado Direto no PPGECA.

1.4 A modalidade de aluno regular de Doutorado (Mestrado em andamento) se destina aos candidatos que estão cursando o Mestrado no Programa de Pós–graduação de Engenharia Civil e Ambiental inter–unidades com as Faculdades de Engenharia de Bauru, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba e IGCE de Rio Claro. Para ingresso, os candidatos nessa modalidade devem protocolar a defesa de Dissertação (agendar e entregar exemplares) na Seção Técnica de Pós–graduação até a data da matrícula, conforme calendário do item 4.

1.5 A modalidade de aluno especial (graduação em andamento) se destina aos candidatos que estão matriculados em curso de graduação e que sejam encaminhados por docentes credenciados no Programa de Pós–graduação em Engenharia Civil e Ambiental inter–unidades com as Faculdades de Engenharia de Bauru, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba e IGCE de Rio Claro.

2. INSCRIÇÕES

As inscrições serão realizadas por meio de preenchimento de formulário on–line em http://www.feb.unesp.br/posgrad_civil/index.php, e a documentação deverá ser enviada por SEDEX ou entregue na Seção Técnica de Pós–graduação da Faculdade de Engenharia de Bauru. O candidato deverá apresentar a documentação conforme a modalidade em que irá concorrer (conforme item 1).

A inscrição com documentação postada fora de prazo ou incompleta será indeferida pela Comissão do Processo de Seleção.

2.1 Entrega da documentação por SEDEX
Os candidatos que optarem pelo envio da documentação por Sedex deverão encaminhar uma cópia simples dos documentos exigidos, de acordo com a modalidade escolhida. A data para postagem será impreterivelmente até o dia 17/11/2017, valendo a data do carimbo da postagem dos Correios.
Os candidatos deverão também enviar o comprovante de postagem ao e–mail da Seção Técnica de Pós–graduação (spg@feb.unesp.br).
Por tratar–se de programa interunidades, o candidato poderá também optar pelo envio da documentação citada acima autenticada, caso não possa comparecer pessoalmente à Seção Técnica de Pós–graduação para entrega.

2.2 Entrega da documentação na Seção Técnica de Pós–graduação
Para inscrição feita através de entrega na Seção Técnica de Pós–graduação, o candidato deverá apresentar as cópias (simples) acompanhadas dos originais de cada documento, conforme a modalidade em que irá concorrer.
A documentação deve ser entregue no período de inscrição e no horário de atendimento das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min de 2ª a 6ª feiras (exceto feriados).

2.3 Pagamento da taxa de inscrição (somente para candidatos a aluno regular)
A taxa de inscrição no valor de R$ 66,00 (sessenta e seis reais), conforme o estabelecido na Resolução UNESP nº 03, de 13 de janeiro de 2012 deve ser recolhida por meio de depósito ou transferência bancária:
Banco: 001 (Banco do Brasil)
Agência: 6919–1
Conta Corrente: 30086–1
Razão Social: Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – Campus de Bauru – Faculdade de Engenharia
CNPJ: 48.031.918/0030–69

Os candidatos que não conseguirem realizar o pagamento da inscrição, devem entrar em contato com a Seção de Finanças da UNESP/FEB através do e–mail sfi@feb.unesp.br ou pelo telefone (14) 3103–6127.
Não haverá devolução da importância paga pela taxa de inscrição.
Candidatos a aluno especial (graduação concluída e graduação em andamento), não necessitam recolher a taxa de inscrição.

2.4 Inscrição para aluno regular e aluno especial
Os candidatos que se inscreverem para este processo de seleção de alunos regulares também poderão optar por concorrer a vagas como aluno especial visando especificamente cursar apenas disciplinas. Nesse caso, é necessário realizar as inscriçóes on–line para aluno regular e também para aluno especial.
Não há necessidade de entregar duas cópias da documentação comum entre as duas categorias.

3. DOCUMENTAÇÃO

3.1 Documentos exigidos – Candidatos a Aluno Regular e/ou Aluno Especial – Mestrado e Doutorado (graduação concluída)
Devem realizar inscrição on–line e encaminhar uma cópia simples de cada documento abaixo ou apresentar na Seção Técnica de Pós–graduação as cópias acompanhadas dos originais:
– Formulário de demonstração de interesse em disciplina, conforme modelo: (clique aqui para acessar). O formulário deve conter as mesmas disciplinas selecionadas no preenchimento da inscrição on–line, porém em ordem de prioridade (somente para candidatos a aluno especial)
conforme a modalidade. O formulário deve conter as mesmas disciplinas selecionadas no preenchimento da inscrição on–line, porém em ordem de prioridade;
– Formulário de opção de local de prova, conforme modelo: (clique aqui para acessar).
– 01 foto 3x4 recente;
– 01 cópia (frente e verso) da cédula de identidade (RG). O RG não pode ser substituído por outro documento visto que nele constam informações essenciais para o cadastro do candidato;
– 01 cópia (frente e verso) do cadastro de pessoas físicas (CPF). O CPF pode ser substituído pela Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou pelo RG que já contenha a numeração do CPF;
– 01 cópia (frente e verso) do diploma de graduação. O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu (candidatos ao Mestrado e Doutorado). No caso de candidatos que concluirão a graduação em 2018 antes do início das aulas da pós–graduação, entregar declaração com previsão da conclusão do curso de graduação na data mencionada, conforme item 1.1.
– 01 cópia (frente e verso) do diploma de pós–graduação. O diploma de pós–graduação poderá ser provisoriamente substituído por ata de defesa de dissertação ou comprovante de homologação de título (candidatos ao Doutorado);
– 01 cópia do histórico escolar de graduação expedido por instituição de ensino pública ou privada, assinado ou contendo autenticação digital (candidatos ao Mestrado e Doutorado);
– 01 cópia do histórico escolar de pós–graduação expedido por instituição de ensino pública ou privada, assinado ou contendo autenticação digital (candidatos ao Doutorado);
– 01 cópia do currículo Lattes atualizado (máximo 60 dias), acompanhada das cópias dos comprovantes das atividades realizadas (não é necessário apresentar os documentos originais). As cópias dos comprovantes das atividades devem estar organizadas de acordo com a ordem disposta no currículo impresso. Para cadastrar o currículo na Plataforma Lattes o candidato deve acessar o link: http://lattes.cnpq.br/, cadastrar e publicar o currículo antes de gerar a impressão.

Para candidatos que irão concorrer como aluno regular, também entregar:
– 01 Proposta de Projeto de Pesquisa, de no máximo 20 páginas, que poderá ser composta pelos seguintes itens: título, resumo, introdução, objetivos, justificativa, breve revisão da literatura e metodologia e cronograma de execução. O candidato deverá identificar no Projeto a linha de pesquisa e para qual área de concentração está se candidatando;
– 01 cópia (frente e verso) do comprovante de pagamento de taxa de inscrição, conforme item 2.3.

Observação: os documentos não devem ser encadernados

3.2 Documentos exigidos – Candidatos a Aluno Regular – Mestrado (graduação em andamento)
Devem realizar inscrição on–line e encaminhar uma cópia simples de cada documento abaixo ou apresentar na Seção Técnica de Pós–graduação as cópias acompanhadas dos originais:
– Formulário de opção de local de prova, conforme modelo: (clique aqui para acessar).
– 01 foto 3x4 recente;
– 01 cópia (frente e verso) da cédula de identidade (RG). O RG não pode ser substituído por outro documento visto que nele constam informações essenciais para o cadastro do candidato;
– 01 cópia (frente e verso) do cadastro de pessoas físicas (CPF). O CPF pode ser substituído pela Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou pelo RG que já contenha a numeração do CPF;
– 01 cópia do atestado de matrícula expedido por instituição de ensino pública ou privada, assinado ou contendo autenticação digital;
– 01 cópia do histórico escolar de graduação expedido por instituição de ensino pública ou privada, assinado ou contendo autenticação digital;
– 01 cópia do currículo Lattes atualizado (máximo 60 dias), acompanhada das cópias dos comprovantes das atividades realizadas (não é necessário apresentar os documentos originais). As cópias dos comprovantes das atividades devem estar organizadas de acordo com a ordem disposta no currículo impresso. Para cadastrar o currículo na Plataforma Lattes o candidato deve acessar o link: http://lattes.cnpq.br/, cadastrar e publicar o currículo antes de gerar a impressão;
– 01 Proposta de Projeto de Pesquisa, de no máximo 20 páginas, que poderá ser composta pelos seguintes itens: título, resumo, introdução, objetivos, justificativa, breve revisão da literatura e metodologia e cronograma de execução. O candidato deverá identificar no Projeto a linha de pesquisa e para qual área de concentração está se candidatando;
– 01 cópia (frente e verso) do comprovante de pagamento de taxa de inscrição, conforme item 2.3.

Observação: os documentos não devem ser encadernados

3.3 Documentos exigidos – Candidatos a Doutorado Direto
Devem realizar inscrição on–line e encaminhar uma cópia simples de cada documento abaixo ou apresentar na Seção Técnica de Pós–graduação as cópias acompanhadas dos originais:
– Formulário de opção de local de prova, conforme modelo: (clique aqui para acessar).
– 01 foto 3x4 recente;
– 01 cópia (frente e verso) da cédula de identidade (RG). O RG não pode ser substituído por outro documento visto que nele constam informaçõ;es essenciais para o cadastro do candidato;
– 01 cópia (frente e verso) do cadastro de pessoas físicas (CPF). O CPF pode ser substituído pela Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou pelo RG que já contenha a numeração do CPF;
– 01 cópia (frente e verso) do diploma de graduação. O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu;
– 01 cópia do histórico escolar de graduação expedido por instituição de ensino pública ou privada, assinado ou contendo autenticação;
– 01 cópia do currículo Lattes atualizado (máximo 60 dias), acompanhada das cópias dos comprovantes das atividades realizadas (não é necessário apresentar os documentos originais). As cópias dos comprovantes das atividades devem estar organizadas de acordo com a ordem disposta no currículo impresso. Para cadastrar o currículo na Plataforma Lattes o candidato deve acessar o link: http://lattes.cnpq.br/, cadastrar e publicar o currículo antes de gerar a impressão;
– Comprovantes referentes ao relacionado no item 1.3;
– 01 Proposta de Projeto de Pesquisa, de no máximo 20 páginas, que poderá ser composta pelos seguintes itens: título, resumo, introdução, objetivos, justificativa, breve revisão da literatura e metodologia e cronograma de execução. O candidato deverá identificar no Projeto a linha de pesquisa e para qual área de concentração está se candidatando;
– 01 cópia (frente e verso) do comprovante de pagamento de taxa de inscrição, conforme item 2.3.

Observação: os documentos não devem ser encadernados

3.4 Documentos exigidos – Candidatos a Doutorado (Mestrado em andamento)
Devem realizar inscrição on–line e encaminhar uma cópia simples de cada documento abaixo, ou apresentar na Seção Técnica de Pós–graduação as cópias acompanhadas dos originais:
– Formulário de opção de local de prova, conforme modelo: (clique aqui para acessar).
– 01 foto 3x4 recente;
– 01 cópia (frente e verso) da cédula de identidade (RG). O RG não pode ser substituído por outro documento visto que nele constam informações essenciais para o cadastro do candidato;
– 01 cópia (frente e verso) do cadastro de pessoas físicas (CPF). O CPF pode ser substituído pela Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou pelo RG que já contenha a numeração do CPF;
– 01 cópia (frente e verso) do diploma de graduação. O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu;
– 01 cópia do histórico escolar de graduação expedido por instituição de ensino pública ou privada, assinado ou contendo autenticação digital;
– 01 cópia do histórico escolar de pós–graduação expedido por instituição de ensino pública ou privada, assinado ou contendo autenticação digital;
– 01 cópia do currículo Lattes atualizado (máximo 60 dias), acompanhada das cópias dos comprovantes das atividades realizadas (não é necessário apresentar os documentos originais). As cópias dos comprovantes das atividades devem estar organizadas de acordo com a ordem disposta no currículo impresso. Para cadastrar o currículo na Plataforma Lattes o candidato deve acessar o link: http://lattes.cnpq.br/, cadastrar e publicar o currículo antes de gerar a impressão;
– 01 Proposta de Projeto de Pesquisa, de no máximo 20 páginas, que poderá ser composta pelos seguintes itens: título, resumo, introdução, objetivos, justificativa, breve revisão da literatura e metodologia e cronograma de execução. O candidato deverá identificar no Projeto a linha de pesquisa e para qual área de concentração está se candidatando;
– 01 cópia (frente e verso) do comprovante de pagamento de taxa de inscrição, conforme item 2.3.

Observação: os documentos não devem ser encadernados

3.5 Documentos exigidos – Candidatos a Aluno Especial – Mestrado (graduação em andamento)
Devem realizar inscrição on–line e encaminhar uma cópia simples de cada documento abaixo ou apresentar na Seção Técnica de Pós–graduação as cópias acompanhadas dos originais:
– Formulário de demonstração de interesse em disciplina, conforme modelo: (clique aqui para acessar). O formulário deve conter as mesmas disciplinas selecionadas no preenchimento da inscrição on–line, porém em ordem de prioridade
– 01 foto 3x4 recente;
– 01 carta de apresentação de docente credenciado no Programa, conforme modelo (clique aqui para acessar);
– 01 cópia (frente e verso) da cédula de identidade (RG). O RG não pode ser substituído por outro documento visto que nele constam informações essenciais para o cadastro do candidato;
– 01 cópia (frente e verso) do cadastro de pessoas físicas (CPF). O CPF pode ser substituído pela Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou pelo RG que já contenha a numeração do CPF;
– 01 cópia do atestado de matrícula expedido por instituição de ensino pública ou privada, assinado ou contendo autenticação digital;
– 01 cópia do histórico escolar de graduação sujo expedido por instituição de ensino pública ou privada, assinado ou contendo autenticação digital;
– 01 cópia do documento que comprove a realização de atividade de iniciação científica (caso possua);
– 01 cópia do currículo Lattes atualizado (máximo 60 dias), acompanhada das cópias dos comprovantes das atividades realizadas (não é necessário apresentar os documentos originais). As cópias dos comprovantes das atividades devem estar organizadas de acordo com a ordem disposta no currículo impresso. Para cadastrar o currículo na Plataforma Lattes o candidato deve acessar o link: http://lattes.cnpq.br/, cadastrar e publicar o currículo antes de gerar a impressão.

Observação: os documentos não devem ser encadernados

4. RELAçãO DE DOCENTES COM VAGAS NESTE PROCESSO SELETIVO

Todos os docentes permanentes do Programa poderão receber alunos de mestrado nesse Processo Seletivo.
Os docentes que oferecem vagas para orientação de doutorado nesse processo seletivo são:

– Geotecnia:
George de Paula Bernardes
Osvaldo Luis Manzoli
Paulo César Lodi
Roger Augusto Rodrigues

– Saneamento:
Gustavo Garcia Manzato
Gustavo Henrique Ribeiro da Silva
Marina Piacenti
Sandro Doninni Mancini

Na inscrição o candidato deverá optar por apenas uma área de Concentração e uma única linha de pesquisa.

5. CALENDáRIO DO PROCESSO SELETIVO

       
  Período de inscrição 31/10 a 17/11/2017  
  Prova 24/11/2017 – 14:00 h  
  Resultado da prova/Divulgação do gabarito: 28/11/2017  
  Prazo para recurso até 30/11/2017  
  Resultado de recursos 05/12/2017  
  Divulgação dos classificados para as fases seguintes: 05/12/2017  
  Análise curricular 07 e 08/12/2017  
  Entrevista técnica (arguição do projeto de pesquisa): 12 e 13/12/2017  
  Publicação do resultado do Processo Seletivo 15/12/2017  
  Prazo para recurso até 19/12/2017  
  Resultado de recursos 22/12/2017  
  Resultado final  22/12/2017  
  Matrícula – 1ª fase – online  03 a 10/01/2018  
  Matrícula – 2ª fase – entrega dos documentos  11 a 17/01/2018  
       

6. PROCESSO SELETIVO

O Processo Seletivo constará de:
1. Prova de conhecimentos específicos (de acordo com a área de concentração) e conhecimentos na língua inglesa tanto para candidatos a alunos regulares (Mestrado e Doutorado) como candidatos a alunos especiais.
2. Análise de currículo;
3. Projeto de pesquisa; e
4. Entrevista técnica (arguição do projeto de pesquisa).

6.1. PROVAS

Para os candidatos ao Curso de Mestrado (aluno regular), a prova de conhecimentos específicos (de acordo com a área de concentração) e de conhecimentos na língua inglesa será constituída de questóes de múltipla alternativas e/ou discursivas e será atribuída nota numa escala de zero a dez. O candidato que obtiver nota inferior a 5,0 (cinco) na prova de conhecimentos específicos ou nota inferior a 5,0 (cinco) na prova de conhecimentos na língua inglesa estará desclassificado. Os demais candidatos à vaga de aluno regular serão classificados para a fase seguinte (entrevista técnica). A nota final de prova será igual a média simples entre as notas das provas de conhecimentos específicos e de conhecimentos na língua inglesa.

Para os candidatos ao Curso de Doutorado (aluno regular), a prova de conhecimentos específicos (de acordo com a área de concentração) e de conhecimentos na língua inglesa será constituída de questóes de múltipla alternativas e/ou discursivas e será atribuída nota numa escala de zero a dez. O candidato que obtiver nota inferior a 6,0 (seis) na prova de conhecimentos específicos ou nota inferior a 6,0 (seis) na prova de conhecimentos na língua inglesa estará desclassificado. Os demais candidatos à vaga de aluno regular serão classificados para a fase seguinte (entrevista técnica). A nota final de prova será igual a média simples entre as notas das provas de conhecimentos específicos e de conhecimentos na língua inglesa.

As provas serão realizadas nas quatro unidades: Bauru, Guaratinguetá, Sorocaba e Rio Claro.

Os alunos com graduação em andamento estão dispensados das provas de conhecimentos específicos e conhecimentos na língua inglesa, e da entrevista técnica.

6.2. ANÁLISE CURRICULAR

A análise do currículo constará da avaliação da formação acadêmica, experiência profissional e em pesquisa na área do programa de pós–graduação. A nota será expressa numa escala de zero a dez, representada pela somatória dos valores atribuídos nos itens avaliados.

6.3. ENTREVISTA

A análise do currículo constará da avaliação da formação acadêmica, experiência profissional e em pesquisa na área do programa de pós–graduação. A nota será expressa numa escala de zero a dez, representada pela somatória dos valores atribuídos nos itens avaliados.

7. CLASSIFICAÇÃO

7.1 ALUNO REGULAR

Para o cálculo da média final serão consideradas as quatro notas (todas com pesos iguais), quais sejam:
1. da nota final de prova;
2. da análise de currículo;
3. do projeto de pesquisa; e
4. da entrevista técnica (arguição do projeto de pesquisa).

Para o Curso de Mestrado, serão desclassificados aqueles candidatos a vagas de alunos regulares que obtiverem média final menor que 6,0 (seis).
Para o Curso de Doutorado, serão desclassificados aqueles candidatos a vagas de alunos regulares que obtiverem média final menor que 7,0 (sete).

7.2 ALUNO ESPECIAL

7.2.1 Aluno Especial com graduação concluída

Os candidatos à vaga de aluno especial com graduação concluída terão a sua classificação baseada na média das notas das provas de conhecimento específicos (de acordo com a área de concentração) e língua inglesa. O candidato à vaga de aluno especial de Mestrado que obtiver nota inferior a 5,0 (cinco) na prova de conhecimentos específicos ou nota inferior a 5,0 (cinco) na prova de conhecimentos na língua inglesa estará desclassificado. O candidato à vaga de aluno especial de Doutorado que obtiver nota inferior a 6,0 (seis) na prova de conhecimentos específicos ou nota inferior a 6,0 (seis) na prova de conhecimentos na língua inglesa estará desclassificado. Este processo seletivo para alunos especiais terá validade para todo o ano de 2018 (1º e 2º semestre), ou seja, os alunos especiais classificados neste processo seletivo não precisarão realizar as provas novamente no 2º semestre de 2018, devendo apenas indicar as disciplinas pretendidas. Para a classificação e posterior distribuição das disciplinas, será utilizada a nota obtida neste processo seletivo.

7.2.2 Aluno Especial com graduação em andamento

Os candidatos à vaga de aluno especial com graduação em andamento terão a sua classificação baseada no coeficiente de rendimento (CR) obtido através do histórico escolar. Para o desempate será considerado o número de reprovas em disciplinas.

8. PREENCHIMENTO DAS VAGAS

O preenchimento das vagas será feito por ordem de classificação. A aceitação final do candidato dependerá da manifestação favorável de um dos orientadores que oferece vaga na área de concentração em que o candidato se inscreveu e do número de vagas constante neste edital. As vagas disponíveis para alunos especiais dependem das vagas remanescentes nas disciplinas, após a matrícula de todos os alunos regulares do curso.

9. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O conteúdo programático das provas de conhecimentos específicos (distintos por área de concentração) é composto por todos os assuntos relacionados à temática de Geotecnia e de Saneamento abordadas nos cursos de graduação em Engenharia Civil e em Engenharia Ambiental, bem como conceitos de disciplinas básicas abordados nesses mesmo cursos (Matemática, Química, Física e Biologia) e que dão suporte ao correto entendimento desses assuntos.

10. BIBLIOGRAFIA

A bibliografia recomendada para a prova de conhecimentos específicos para cada área de concentração é apresentada abaixo:

10.1. GEOTECNIA:

– DAS, B.M (2011). Fundamentos de Engenharia Geotécnica, 7ª. Edição, Editora: Cengage Learning, 610 p. ISBN–978–85–221–1112–1.
– PINTO, C. S. (2006). Curso Básico de Mecânica dos Solos, 3ª. Edição, Editora: OFICINA DE TEXTOS, 367 p. ISBN: 978–85–86238–51–2.
– ZUQUETTE, L. (2015). Geotecnia ambiental, 1a. Edição, Editora: Elsevier, 432 p., ISBN–10: 85–352–8058–8.

10.2. SANEAMENTO:

– CALIJURI, M. C.; CUNHA, D. G. F (2012). Engenharia Ambiental: Conceitos, Tecnologia e Gestão. 1ed. Rio de Janeiro: Elsevier
– CRITTENDEN, J.C; HAND, D.W.; TRUSSELL, R.R (2005). MWH's Water Treatment: Principles and Design. John Wiley & Sons.
– METCALF & EDDY, INC (2003). Wastewater engineering: treatment and reuse. Boston McGraw–Hill.

11. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

A divulgação será feita no site do Programa de Pós–graduação em Engenharia Civil e Ambiental, de acordo com calendário do processo seletivo, informado no item 5. O candidato deverá acessar o site http://www4.feb.unesp.br/posgrad_civil/index.php, selecionando os itens Portal do Candidato e Resultados. Os resultados serão sempre divulgados até o final da tarde.

12. RECURSOS

O candidato poderá solicitar revisão dos pontos/conceitos atribuídos às provas, nos dias estabelecidos no calendário do processo seletivo, em requerimento dirigido ao Coordenador do Programa de Pós–graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Faculdade de Engenharia de Bauru protocolado na Seção Técnica de Comunicaçóes/Posto de Atendimento da FEB. O horário de atendimento á de segunda a sexta–feira, das 08h30min às 11h30min e das 14h às 17h. O candidato que estiver impedido de realizar o protocolo na cidade de Bauru, poderá enviar o requerimento assinado através do e–mail spg@feb.unesp.br, justificando a indisponibilidade no comparecimento presencial.

13. MATRICULA

13.1 Primeira Fase

No período especificado no calendário do item 5, o candidato aprovado no processo seletivo como aluno regular deverá realizar matrícula online, conforme instruçóes encontradas no site do Programa, Portal do Aluno.

13.2 Segunda Fase

A segunda fase consiste na entrega da documentação na Seção Técnica de Pós–graduação.
Candidatos que enviaram as cópias dos documentos pelos correios, deverão apresentar os seguintes documentos originais:
– Cédula de Identidade (RG);
– Cadastro de pessoas físicas (CPF);
– Diploma de graduação ou equivalente;
– Histórico da graduação;
– Diploma de Mestrado (quando for o caso);
– Histórico do Mestrado (quando for o caso);
– Certidão de Reservista (sexo masculino);
– Certidão de Nascimento ou Casamento;
– Titulo de Eleitor.

Candidatos que entregaram a documentação da inscrição diretamente na Seção Técnica de Pós–graduação, deverão apenas complementar a documentação, apresentando os seguintes documentos originais:
– Certidão de Reservista (sexo masculino);
– Certidão de Nascimento ou Casamento (a mais atual);
– Titulo de Eleitor.

14. ENDEREÇO PARA POSTAGEM DE DOCUMENTAÇÃO OU PARA DEMAIS INFORMAÇÕES


Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
Faculdade de Engenharia de Bauru
Seção Técnica de Pós–graduação
Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14–01 – Vargem Limpa
CEP: 17033–360 – Bauru\SP
Telefone: (14) 3103–6108
e–mail:  spg@feb.unesp.br
site: http://www4.feb.unesp.br/posgrad_civil/index.php